Particularidade PERC 6/i

17 Mar

Tive que recuperar um servidor DELL 2900 que teve o disco de sistema perdido.


A DELL trocou o HD, em seguida criei o “Virtual Disk” e fui tentar instalar o Windows Server 2008 R2…
Ai começou a tortura! A instalação do Windows Reconheceu o disco, criava partição e formatava. Mas quando clicava em “Next” para iniciar a instalação… dava eu erro. Dizia que o Windows não podia criar a partição de Sistema.

Muuuuuitas coisas foram tentadas pra resolver o problema. O técnico da DELL que estava presente não conseguiu resolver, escalou pro Analista do atendimento via 0800, que também não resolveu…

Solução (que eu descobri…): Ao perder o disco de sistema, que era, consequentemente, o Virtual Disk de boot, a controladora SAS PERC 6/i passou a Função de “Virtual Disk Bootable” para outro Virtual Disk, e quando colocamos o novo HD não voltou pra ele. Logo, o Windows que tem como primeira atividade na instalação, tornar a partição de instalação em partição de SISTEMA e partição BOOTAVEL, não conseguia tornar a partição bootável, por que a controladora não permitia a alteração, ela impõe o disco que será usado no boot, e a alteração deve ser manual.
Mudei na controladora o “Virtual Disk Bootable” para ser o novo “Virtual Disk” que eu criei, e… funcionou. Instalou o Windows sem nenhum outro erro/problema.

Como a PERC 6 está presente em inúmeros servidores DELL, a dica vale para outros também, que tiverem essa controladora SAS.

Fica a dica! …Para encontrar a solução, 3 horas, para aplicar… 3 minutos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: